As peças de tapeçaria são responsáveis por proporcionar conforto para os ambientes, certo? Embora seja indispensável para qualquer estilo de decoração, muitas pessoas se recusam a investir nesse artefato por acreditarem que a sua manutenção é difícil. 

Os modelos em nylon estão aí para desmistificar essa crença. Entretanto, alguns incidentes são quase impossíveis de impedir, como, por exemplo, derrubar suco ou comida, encontrar fezes do seu animal de estimação, entre outras situações que geram odores se não forem limpos corretamente.  

O que fazer se isso acontecer? É mais simples do que imagina! Por essa razão, preparamos um passo a passo completo para te ensinar como tirar o cheiro do tapete. Vamos lá? Siga a leitura! 

1. Cuide primeiro da sujeira 

O primeiro passo de como tirar cheiro de tapete envolve a limpeza da sujeira. Quando derrubamos algum líquido ou comida, a tendência é que surjam manchas se não cuidarmos do local na hora. 

Logo, remova todos os resquícios de alimento da superfície e passe um pano úmido com sabão neutro e água sobre a peça para retirar o excesso. 

2. Use bicarbonato de sódio 

O bicarbonato de sódio deve ser considerado o seu melhor amigo nessa situação. Dizemos isso, pois ele serve como neutralizador de odores. Basta polvilhar sobre a superfície até criar uma camada fina e espalhar com as mãos. 

Após essa etapa, aguarde o produto agir por 24 horas. Vale ressaltar que caso tenha algum animal de estimação ou criança, deixe o tapete em um local onde eles não tenham acesso! 

3. Passe aspirador de pó 

Esperou as horas recomendadas acima? Pois, chegamos no momento de retirar o produto presente no seu tapete. Por isso, passe um aspirador de pó até remover todo o bicarbonato de sódio da superfície. 

4. Faça uma mistura caseira para limpeza

As soluções caseiras estão presentes também nas dicas de como lavar o tapete devido a sua eficiência. Como estamos falando sobre cheiro, é importante apostar em misturas que neutralizem qualquer odor proveniente do derramamento ou das fezes do animal de estimação. 

A mistura consiste em 2 colheres de sopa de água-oxigenada, ¼ xícara de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de detergente líquido e 1 litro de água. 

Misture todos os componentes em um recipiente e teste em uma região escondida para certificar que não irá manchar a peça. Não manchou? Portanto, borrife o produto sobre a área afetada! 

5. Espere a mistura agir

Assim como a etapa de espera presente no segundo passo de como tirar o cheiro do tapete, aqui também é necessário aguardar a mistura agir. Deixe a peça secando em um local arejado por 24 horas antes de seguir as próximas instruções do guia. 

6. Limpe o excesso do tapete

Caso tenha borrifado demais e o tapete esteja muito molhado, use uma toalha seca para remover o excesso de líquido. Dessa forma, você auxilia no processo de secagem!

7. Deixe secar naturalmente 

Embora muitas pessoas gostem de utilizar o ventilador ou secador a vapor para a secagem mais rápida, não recomendamos isso, exceto se o clima não estiver ensolarado. 

O ideal é colocar o modelo em uma área que tenha contato direto com o sol para secar naturalmente. Dessa forma, você evita o surgimento de mofo. 

8. Não se esqueça da manutenção mensal 

A manutenção é a melhor forma de prolongar a vida útil do seu produto e manter os fios com qualidade. Por essa razão, esse passo de como tirar cheiro do tapete é indispensável se o seu objetivo é evitar a proliferação de fungos e bactérias, assim como prevenir odores provenientes de incidentes. 

Verifique no manual do fabricante as orientações para o cuidado e limpeza da sua peça e siga essas instruções na frequência indicada. 

9. Procure um profissional caso o cheiro volte

Seguiram todos os cuidados necessários, mas o odor voltou? Recomendamos que leve o produto para uma empresa especialista em lavagem a seco para realizarem uma limpeza profunda. Esperamos que tenha gostado de aprender como tirar o cheiro de tapete com nosso passo a passo completo. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre como tirar pelo de gato do tapete. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *