Em diversos segmentos é comum que as tendências sejam cíclicas, porém no design de interiores, existem somente alguns estilos de décor que são atemporais, como, por exemplo, o clássico. 

As referências grego-romanas foram se aperfeiçoando até se tornar o que conhecemos hoje em dia como decoração clássica. 

Apesar dessas mudanças, muitos ambientes combinam com essa modalidade, principalmente para quem tem afeição pelo luxo e elegância. Quer aprender como implementar essa estética no seu lar? Siga a leitura!

O que é decoração clássica?

A decoração clássica, como o próprio nome diz, é um estilo que tem como objetivo nunca sair de moda, ser expansivo e realçar o luxo do ambiente. 

Frequentemente, essa estética é encontrada na arquitetura, onde prédios e residências são construídos usando elementos franceses e greco-romanas em sua estrutura, como a boiserie, os tetos de gesso e os pilares. 

A maior vantagem dessa décor é que ela pode ser utilizada mesclando com outros estilos. Por exemplo, é possível incluir algumas características do modernismo ou a era contemporânea no projeto, causando um efeito visual autêntico.

O que caracteriza a decoração clássica?

Quando pensamos sobre essa estética, normalmente somos teletransportados para filmes franceses de época, certo? Embora certos elementos permaneçam nos projetos atuais, eles podem ser muito mais modernos do que se pensa. Entre as principais características desse estilo estão: 

  • Paredes com boiserie e teto de gesso; 
  • Ambientes com bastante espaço e tetos altos; 
  • Cores neutras com pontos de destaque em tons vibrantes; 
  • Papel de parede com estampas de arabesco ou florais em tonalidades neutras; 
  • Materiais de alto padrão como o mármore e madeira maciça; 
  • Móveis com curvatura, tradicionais ou de herança; 
  • Artefatos decorativos em cores metalizadas; 
  • Espelho, luminárias, tapetes, lustres e cortinas que ampliam ainda mais o espaço.

Como utilizar a decoração clássica nos cômodos da sua casa?

Diferente do minimalismo, o clássico aposta no uso de diversos artefatos decorativos. No entanto, é importante saber como usar todos esses itens ao seu favor, caso contrário, pode acabar afetando a harmonia visual. Portanto, aprenda como implementar esse estilo nos cômodos do seu lar abaixo!

Quarto

Esse é um ambiente de descanso, sendo importante utilizar alguns mecanismos para aflorar as sensações de relaxamento e leveza. O primeiro passo para atingir esse objetivo é investir em uma iluminação amarelada, pois ela transforma o clima do local, trazendo um ar intimista para você relaxar. 

Assim como nas produções de Hollywood, a cama deve ser grande e ter uma cabeceira com design que remete a época clássica, podendo ser estofada ou até mesmo em madeira maciça. Atenção para a roupa de cama, uma vez que elas não devem ser estampadas, mas sim lisas. 

Além disso, os tapetes são a peça perfeita para proporcionar conforto aos pés. Logo, aposte em modelos em tonalidades neutras, como o branco, o cinza, o preto ou com detalhes coloridos. Lembrando que ele deve ser maior do que a sua cama para produzir um efeito visual harmonioso!

Sala de estar

A sala de estar é um cômodo maravilhoso para decorar, visto que você tem mais liberdade para ser criativo. Dito isso, essa é a oportunidade perfeita para mesclar essa estética com o estilo moderno ou contemporâneo. 

Aqui, recomendamos o uso de móveis com alguma curvatura, principalmente em poltronas e sofás. Já a mobília, escolha as mais tradicionais em madeira maciça na cor original ou pintadas em algum tom neutro.

Algumas escolhas dependerão da sua preferência, como, por exemplo, o espelho, os quadros, os lustres ou o tapete. Eles podem trabalhar com elementos característicos da decoração clássica ou explorar o modernismo em seus detalhes. 

Leia também sobre como escolher tapete para sala de estar!

Cozinha

Vale ressaltar que não é porque é clássico que precisa utilizar diversos eletrodomésticos ou móveis raros, pois essa é uma característica da decoração vintage. Com isso em mente, na cozinha aposte em bancadas de mármore ou madeira e armários de alto padrão em cores neutras ou escuras, como o preto e o azul marinho. Aproveite também a oportunidade para utilizar lustres modernos para trazer autenticidade para o espaço!

Banheiro

Sim, o banheiro também pode explorar o clássico em sua composição. Para isso, os revestimentos devem ser de qualidade e os itens decorativos podem refletir alguma época específica. 

O espelho é um dos grandes protagonistas desse cômodo, portanto, escolha opções com molduras em formatos de arabesco ou modelos mais tradicionais que trabalham com cores metalizadas. Além da tradicional boiserie que pode ser implementada em todos os outros espaços, você pode apostar em papéis de parede florais ou lisos para garantir um toque especial para o local.

12 inspirações de decoração clássica para você apostar!

Agora que você já sabe como usar a decoração clássica nos cômodos principais, apresentaremos algumas inspirações para te ajudar no momento de decorar! 

1. Sala de estar em tons neutros para dar sensação de amplitude

2. Tapete colorido para destacar a decoração clássica da sala

3. Quarto infantil com paredes boiserie e móveis clássicos

4. Móveis com curvatura e artefatos com design clássico

5. Mescla entre o clássico e moderno para sala de estar

6. Cozinha com móveis em cores escuras para garantir sofisticação

Fonte: Pinterest — Viva Decora

7. Banheiro com acabamento moderno para harmonizar com o clássico

Fonte: Pinterest — Decorando Espaços

8. Elementos clássicos que refletem o romantismo 

Fonte: Pinterest — Casa de Irene

9. Decoração clássica em escritórios para trazer sofisticação

Fonte: Pinterest 

10. Paleta de cores escuras nas paredes para evocar elegância 

Fonte: Pinterest 

11. Quarto com cabeceira de estofado e iluminação amarelada 

Fonte: Pinterest — Behance

12. Objetos decorativos clássicos para ambientes de descanso 

Fonte: Pinterest 

Gostou de saber mais sobre a decoração clássica? Esperamos que tenha se inspirado para os próximos projetos. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre decoração retrô. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *