Dizem que existe um cômodo capaz de descrever a sua personalidade devido ao ar intimista que é capaz de transmitir. Esse é o caso do quarto, o cômodo conhecido pela sua habilidade em aflorar sensações de relaxamento! 

Quando iniciamos um projeto envolvendo essa área de descanso, geralmente, deixamos a escolha da tapeçaria por último. Essa decisão faz sentido, uma vez que conseguimos determinar a melhor harmonização, independente do estilo de decoração, a partir da disposição dos móveis.Embora pareça simples, é importante saber analisar o material, o tamanho e a cor. Por essa razão, separamos 4 dicas essenciais para te ensinar como usar o tapete no quarto corretamente. Continue a leitura para saber mais!

4 dicas práticas de como escolher tapete para o quarto

Não existem regras específicas de como usar o tapete no quarto, porém uma decisão errada consegue atrapalhar a harmonização do seu espaço. Logo, apresentaremos 5 dicas para facilitar a sua escolha!

1. Material

Esse é um cômodo de descanso, o que significa que as suas escolhas devem ser funcionais e também corresponder às características desse espaço. Portanto, se o seu objetivo é realçar o conforto aos pés, você deve se atentar ao material da peça. 

Existem diversos tipos de tapete, porém poucos possuem o toque macio e a uma textura que abrace ao pisar. Dizemos isso, pois essa é a primeira peça em que entramos em contato todo dia de manhã quando acordamos! 

Logo, escolha modelos fabricados em fibras sintéticas, como, por exemplo, em nylon 100% hipoalergênico, visto que não favorecem ao surgimento de ácaros e fungos, ou seja, a escolha perfeita para quem tem algum tipo de alergia.  

Além disso, esse material é ótimo para quem busca uma manutenção fácil que auxilia na economia de água!

2. Tamanho

Em relação às dimensões, tudo depende do seu cômodo. Por exemplo, se for pequeno, o ideal é um modelo de 1,00 × 1,50. Já se for uma área grande, opte por peças de 1,50 × 1,95.Vale ressaltar que o tapete deve ser sempre maior do que o móvel principal, nesse caso, seria a cama. Dessa forma, construímos um efeito visual agradável!

3. Cor

A paleta de cores deve combinar obrigatoriamente com o estilo de decoração escolhido. Ou seja, para quartos modernos, aposte em peças de cores neutras, porém para espaços retrô, escolha tonalidades vibrantes. 

Um ponto importante para considerar é que todos os cômodos precisam de um ponto focal, podendo ser uma parede ou um móvel. Por isso, preste atenção na escolha do seu modelo, pois se for muito chamativo, ele automaticamente se torna o protagonista da sua décor.

4. Posição

Uma dúvida frequente referente a como usar tapete no quarto é entender quais são as posições possíveis para explorar. Comprou a opção que mais te encantou? Chegamos no mar de possibilidades de uso! 

Para opções retangulares que são tradicionais, coloque embaixo da sua cama. Já as famosas passadeiras, você pode utilizar duas de ambos os lados ou na frente. 

Por fim, os redondos e tapeçarias no formato orgânico são versáteis, ou seja, é possível harmonizar da mesma forma que os seus colegas citados anteriormente!

11 ideias de como usar o tapete no quarto para testar!

Quer visualizar melhor como seria a aplicação de nossas dicas? Então, verifique as nossas ideias para você se inspirar no seu projeto de design de interiores!

1. Passadeira do lado da cama para quem gosta de decoração tradicional

2. Uso de tapete na frente da cama para ambientes modernos

3. Tapetes que são maiores do que a cama para garantir harmonia 

4. Modelos retangulares que realçam a decoração boho 

5. Formato redondo para usar do lado da cama em quartos infantis

6. Opções com estampas personalizadas que trazem autenticidade para o ambiente

7. Peças com cores que combinam com a paleta do quarto 

8. Tapetes grandes e neutros para quartos com decoração romântica 

9. Formato orgânico que proporciona modernidade para todas as decorações 

10. Modelos tradicionais que são versáteis e confortáveis 

11. Tapete como protagonista em espaços de descanso infantil

Esperamos que tenha gostado de aprender como usar tapete no quarto. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre como lavar o tapete. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *