Decoração com tapete: 8 dicas para não errar na composição!

As peças de tapeçaria são muito mais do que simples adornos, elas proporcionam conforto aos pés devido ao ótimo isolamento térmico e material, além de serem protagonistas silenciosos que colocam em evidência a essência de cada cômodo. 

Cada fio entrelaçado conta uma história, podendo ser testemunhado tanto por meio de modelos em cores vibrantes quanto pelos formatos tradicionais, sendo responsável por determinar o clima e valorizar a estética do seu ambiente.  

Se você quer saber mais sobre como implementar a decoração com tapete no seu espaço, siga a leitura e confira nossas dicas que te introduzirão nessa jornada de harmonização! 

1. Analise as medidas do seu cômodo

A primeira dica de decoração com tapete envolve as dimensões do seu cômodo. Para criar uma composição harmoniosa, é fundamental que as peças de tapeçaria obedeçam às regras de proporção. 

Uma escolha que infrinja este conceito pode resultar em um efeito visual que não será agradável aos olhos. Portanto, após descobrir as medidas do seu espaço, assim como os móveis principais, encontre modelos maiores que tenham pelo menos 30 cm de vantagem. 

Tenha em mente que eles também têm o poder de ampliar ou diminuir ainda mais o local visualmente. Então, se o lugar for pequeno, aposte em cores neutras e lisas. No entanto, caso seja grande, explore todas as possibilidades, ou seja, coloridas e em diferentes formatos. 

2. Estabeleça um objetivo para o seu ambiente

Independente do estilo de decoração escolhido, cada projeto atua com base em seus objetivos, podendo ser para proporcionar praticidade, segurança ou conforto. Entretanto, o papel principal de cada um deve ser não prejudicar a sua rotina. 

Durante a escolha do tapete, analise as necessidades pessoais, tal como as do ambiente também. Por exemplo, caso queira um produto com alta durabilidade, priorize peças fabricadas em fibras sintéticas. 

Além disso, as hipoalergênicas são ideais para qualquer especificação, uma vez que não favorecem o surgimento de fungos e ácaros, sendo a melhor opção para pessoas alérgicas, famílias com crianças ou animais de estimação. 

3. Invista em peças de fácil manutenção

Muitas pessoas desistem de ter uma decoração com tapetes por acreditarem que esse item seja difícil de cuidar. Alguns materiais realmente são trabalhosos, porém, não são todos. 

Os modelos confeccionados em fibras sintéticas, em específico os em nylon 100% hipoalergênico, são conhecidos pela fácil manutenção. Isso significa que ele possui uma resistência maior a manchas, tornando a limpeza regular muito mais simples e prática! 

Leia sobre como lavar tapetes de nylon

4. Teste diversos arranjos

Pesquisar referências de decoração podem servir como fonte de inspiração, porém tenha em mente que a composição que deu certo em um projeto, pode não funcionar no seu espaço, sendo necessário sempre trazer um pouco de sua personalidade e autenticidade. 

Afinal, como faço isso? Simples, por meio de testes. Posicione os tapetes em diferentes formas para identificar a opção que mais te apetece. Aqui, é possível explorar desde o tradicional debaixo do sofá até a sobreposição de peças no quarto.   

5. Escolha modelos que combinem com sua decoração

Cada estética apresenta uma série de características específicas que são responsáveis por determinar a personalidade do projeto, tornando necessário a escolha de peças que combinem entre si. 

Por essa razão, procure nos tapetes os elementos que compõem o estilo de décor escolhido. Isto é, se tiver uma decoração moderna, utilize modelos em cores neutras e em formato orgânico para garantir singularidade. 

6. Inove nos formatos de tapetes 

A decoração com tapete pode ser inovadora e moderna, para isso, basta se atentar ao formato do produto. Embora os retangulares e redondos enriqueçam qualquer projeto, as opções com formas orgânicas são fortes aliadas para realçar a essência. 

Com linhas uniformes, eles trazem protagonismo para o seu espaço, podendo ser utilizado com qualquer decoração, exercendo o papel de produzir um efeito visual harmônico e de aflorar sensações de bem-estar a todos que frequentam o cômodo. 

7. Se atente a decoração com tapete em espaços integrados

Uma das maiores tendências da atualidade são os espaços integrados, no qual consiste em ambientes que unem duas áreas, como, por exemplo, a sala de estar com a de jantar. 

Devido a falta de divisórias, se torna fundamental a presença de um item que delimite o espaço, para entender onde começa e onde termina cada cômodo. 

Nesse caso, os tapetes são perfeitos para essa missão, uma vez que criam uma estética única e elegante, conseguindo realçar a personalidade individual de ambos locais por meio da decoração. 

8. Harmonize os tapetes com os móveis principais do cômodo

Todo cômodo possui um móvel principal. Por exemplo, enquanto nos quartos temos a cama como protagonista, na sala de estar quem representa esse papel é o sofá. 

Assim que você identificar o ponto focal do seu projeto, escolha tapetes que harmonizem com as características desse item decorativo, lembrando de respeitar as proporções para ter resultados satisfatórios. Gostou de nossas dicas de decoração com tapete? Esperamos que sim! Aproveite e confira as cores do ano 2024. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *