Na decoração, cada detalhe importa, principalmente porque os itens decorativos são responsáveis por determinar a personalidade e individualidade do espaço. 

Uma tendência do cenário contemporâneo que tem ganhado destaque no design de interiores é o uso de tapetes na parede. Sim, a peça que antes era utilizada somente no chão, agora encontrou um novo local para construir narrativas. 

Essa estratégia, que mescla o moderno com o tradicional, proporciona ambientes que exalam sofisticação. Quer saber mais sobre como essa prática? Continue lendo! 

Qual a origem do uso do tapete na parede?

Apesar de parecer uma estratégia de decoração atual, os tapetes na parede são uma arte que surgiu em meados do século XIV durante a Renascença.  

Eles eram utilizados como uma forma de mostrar o status social, uma vez que a tapeçaria era considerada uma peça de luxo que simbolizava riqueza. 

Hoje em dia é possível observar as raízes dessa tendência em diversos estilos de decoração, podendo ser uma composição que agrega muita sofisticação para ambientes, como, sala de estar, quarto e até mesmo corredores. 

Vantagens de usar o tapete na parede

Ser uma peça que esbanja luxo não é a única vantagem do uso de tapeçarias na parede. Confira abaixo alguns outros benefícios desta tendência na decoração! 

Conforto

Seja uma decoração clássica ou moderna, todas podem criar uma composição na parede com tapetes. Quando essa arte surgiu, seu objetivo era proporcionar conforto térmico para o ambiente. Atualmente não é diferente!

Mesmo posicionados em um local não convencional, eles são capazes de trazer um ar confortável para todos que transitam por lá, além de colaborarem para uma ótima acústica, visto que eles conseguem absorver os sons. 

Criatividade

É comum que alguns projetos de design de interiores demandam criatividade quando o assunto é decoração. 

Logo, os tapetes na parede são uma forma eficiente de garantir que o espaço seja atemporal e tenha uma personalidade de destaque, fazendo com que qualquer pessoa se encante com a composição do local. 

Amplitude visual 

Os itens decorativos são fortes aliados na missão de ampliar ou reduzir ambientes. Em locais com espaços amplos e vazios, as peças de tapeçaria podem ser usadas para preencher e causar um efeito de amplitude e harmonia visual. 

Como escolher o tapete certo para sua decoração na parede?

Legal, gostei dessa tendência, mas como eu sei qual a melhor peça para o meu lar? Não se preocupe, nós te ajudamos! Separamos abaixo pontos importantes que devem ser analisados na compra do seu tapete decorativo. 

Peso

Uma característica marcante é o peso dessas peças. Para utilizar o tapete na parede, ele não pode ser muito pesado, caso contrário, não ficará fixado no espaço e ainda pode danificar o item decorativo.

Portanto, escolha opções leves e de preferência finas para não ter que se preocupar com danos que podem acontecer. 

Estilo

Para criar um ambiente harmônico é necessário que todos os itens decorativos respeitem a estética da sua decoração. Isso significa que se a sua residência é contemporânea, as peças devem também possuir características que definem esse estilo. 

Logo, se atente em relação às cores. Nesse cenário, o círculo cromático pode ser uma grande ajuda, visto que lá é possível observar quais são as combinações possíveis de todas as colorações. 

Tamanho

Quando dizemos “tamanho”, estamos falando tanto do cômodo quanto da peça. Se o objetivo é obter harmonia tal qual o Leonardo DiCaprio em suas obras de arte, é importante que você respeite as dimensões dos itens. 

Para ambientes pequenos, tome cuidado para não escolher peças que sejam muito grandes, uma vez que podem colaborar para um local ainda menor. Essa regra também se aplica para lugares enormes. 

Então, escolha uma área que será o foco, analise o móvel que estará embaixo da peça e escolha opções que sejam até 30 cm maior que o ponto focal do seu cômodo. 

Formato

Aqui não tem segredo! A escolha do formato depende do objetivo do seu projeto, caso seja mais ousado e criativo, opte por tapetes no formato orgânico. Já se estiver buscando por um local mais moderno, os modelos retangulares não têm erro.

Onde usar tapete na parede?

Chegamos ao X da questão, onde posso usar o tapete na parede, certo? A resposta é simples: em qualquer lugar que julgue apropriado. Separamos abaixo alguns cômodos em que você pode apostar essa arte! 

  • Sala de estar: podem ser posicionados na parede atrás do sofá ou no lugar onde você colocaria quadros e retratos; 
  • Quarto: para quem tem medo de errar, aposte no uso em cima da cabeceira, pois é uma posição atemporal. Entretanto, também pode ser utilizado peças pequenas acima do criado mudo, juntamente com o uso de quadros;
  • Escritório: se o objetivo for mostrar autoridade na sua área de atuação, posicione peças fabricadas em tecido de alto padrão na parede atrás da sua escrivaninha;
  • Corredor: eles também podem proporcionar personalidade quando usados em corredores ou no espaço amplo atrás das escadas. 

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre o uso de tapetes na parede como uma arte decorativa. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre onde usar tapete redondo. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *