Cada pessoa tem afeição por um cômodo no próprio lar, mas, existe um que merece o prêmio de favoritismo, uma vez que proporciona tempo de qualidade e descontração para muitos. Estamos falando da sala de estar! 

Em projetos de design de interiores, a harmonização desse ambiente é realizada em etapas, contemplando desde a escolha do estilo de decoração até a compra de móveis e itens decorativos. No entanto, o tapete é sempre o último a ser escolhido! É nessa fase que as dúvidas de como combinar o tapete com o sofá podem surgir, visto que o leque de opções, formatos e cores são inúmeras. Porém, não se preocupe, porque preparamos um guia completo para você realizar essa missão com sucesso. Vamos lá? Continue lendo!

Como escolher o tapete que combina com o sofá?

Aprender como combinar o tapete com o sofá pode ser uma tarefa mais fácil do que imagina. Entretanto, existem alguns pontos que você deve prestar atenção na escolha da sua peça, como, por exemplo, as medidas, o estilo de decoração do seu ambiente e os formatos!

Medidas

Se o seu objetivo é personalizar o seu ambiente, escolha medidas que criem um efeito visual harmônico. Primeiramente, analise o seu sofá, assim como as poltronas. Seja qual for o modelo, o seu tapete sempre deve ser maior. 

Dizemos isso, pois pelo menos 30 cm da peça deve ser posicionada debaixo desse móvel, sendo uma das formas mais eficientes de como usar tapete na sala. Caso contrário, ele não traz harmonia para sua composição!  

Estilo de decoração

Contrário ao que a maioria pensa, a escolha não depende somente do tamanho ou formato, mas também do estilo de decoração da sua sala de estar. 

Logo, o seu tapete e sofá devem seguir a estética escolhida. Por exemplo, em espaços modernos, priorize peças e móveis com linhas retas, tradicionais e minimalistas. Já para locais rústicos, opte por modelos em tons terrosos e de fibras naturais. 

Formatos

A escolha dos formatos depende muito da sua preferência. Gosta de um ar mais tradicional? Então, os modelos retangulares ou redondos são perfeitos. Mas caso seu objetivo seja trazer personalidade para sua composição, as peças orgânicas são a melhor pedida! 

Vale reforçar o que já foi dito lá em cima, independente da forma, todos devem ser maiores do que o seu sofá, combinado? 

Leia também sobre tapetes no formato orgânico! 

Qual cor de tapete harmoniza melhor com cada tom de sofá?

Geralmente, as dúvidas de como combinar tapete com sofá está atrelada a paleta de cores. Muitas vezes, a pessoa já tem um móvel em uma determinada coloração e não sabe como encontrar a alternativa perfeita para harmonizar com ele. 

Todavia, essa etapa depende do objetivo do seu projeto. Afinal, você quer usar a peça de tapeçaria como protagonista do ambiente, destacar os móveis posicionados ao seu redor ou somente proporcionar conforto aos pés? Decidido isso, chegou o momento das cores. Confira abaixo como harmonizá-las!  

Tons neutros escuros

Os tons neutros escuros englobam o preto, o cinza e o marrom, sendo as três colorações mais comuns presentes em sofás. 

Para salas de estar pequenas que possuem esse móvel nessa tonalidade, explore os tapetes claros, pois produzem um efeito amplitude. 

Já para ambientes maiores, sinta-se à vontade para usar peças seguindo a mesma paleta ou até mesmo opções coloridas, pois torna esse item em protagonista! 

Cores neutras claras

Aqui temos o famoso branco, bege, rosê e azul pastel. Esses são tons frequentemente usados em decoração moderna e contemporânea, sendo responsáveis por proporcionar elegância e sofisticação para diversos espaços, principalmente salas de estar. 

Os sofás neutros nessas tonalidades claras são perfeitos, uma vez que combinam literalmente com qualquer paleta, desde coloridas até opções estampadas. Novamente, tudo depende da personalidade que você quer dar para o ambiente! 

Cores quentes 

Essa paleta é a favorita de todos que gostam de ambientes alegres e com bastante personalidade. Esse grupo é composto por sofás vermelhos, amarelos e laranjas, o que significa que se o seu móvel estiver nessa tonalidade, o seu tapete deve ser neutro para criar harmonia. 

Tenha em mente que nada te impede de apostar em peças coloridas ou com estampas, porém priorize os modelos que tenham como cor de fundo a mesma tonalidade do seu sofá.  

Tons frios

Ah, o azul, o verde e o violeta! São as colorações mais usadas para representar a natureza em projetos, trazendo frescor e conforto para todos que frequentam o local. 

Assim como as dicas de como combinar tapete com sofá com cores quentes, aqui eles  também mesclam bem com os tons neutros, assim como as opções coloridas quando usadas com suas combinações complementares! 

13 ideias para você não errar na harmonização do tapete com sofá! 

Agora que você já sabe como escolher o tapete perfeito para harmonizar com cada cor de sofá, apresentaremos 13 ideias de decoração harmônica entre esses dois itens! 

1. Modelos orgânicos na mesma paleta de cores do sofá

2. Estampas geométricas combinando com a estética do ambiente

3. Formatos retangulares para ambientes com poltronas modernas

4. Tapete amarelo sendo protagonista de ambientes contemporâneos

5. Tapete em tons frios para combinar com a sala de estar minimalista

6. Tom sob tom para salas de estar com decoração minimalista 

7. Formato orgânico harmonizando com o estilo de decoração 

8. Sofá combinando com tapete nas cores complementares do tom vermelho

9. Tapetes grandes e em tons neutros que geram efeito de amplitude 

10. Tons terrosos que combinam com o sofá bege

11. Decoração boho sendo destacada pelo tapete orgânico em tons esverdeados 

12. Sofá cinza sendo usado com tapete estampado em listras  

Gostou de aprender como combinar tapete com sofá? Aproveite e confira nosso conteúdo sobre tipos de tapetes. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *