Um dos principais objetivos de uma peça de tapeçaria é proporcionar conforto e acolhimento para pessoas que frequentam o ambiente. Apesar de ser mais comum ver esse item compondo espaços como quartos, salas e escritórios, eles são versáteis e combinam com diversos cômodos. 

Dito isso, hoje te ensinaremos como escolher o tapete para sala de jantar com 4 dicas e 9 ideias para servir como inspiração no momento de harmonizar o modelo com a sua décor. Vamos lá? Continue lendo! 

4 dicas práticas de como escolher tapete para sala de jantar

A sua decisão não precisa ser complicada, pelo contrário, pode ser muito prática e rápida. Pensando em transformar sua experiência de escolha, separamos dicas essenciais de como escolher um tapete para sala de jantar. 

  1. Verifique o espaço disponível do cômodo

O primeiro ponto que deve ser analisado em qualquer projeto de design de interiores é o tamanho do cômodo, visto que cada residência possui suas características e particularidades, podendo ser grande, média ou pequena. 

Essa etapa é importante, pois às vezes o modelo de tapete que mais gostamos não comporta as dimensões do ambiente. 

Além disso, os dados referentes a isso contribuem também na escolha do formato e da cor, uma vez que existem algumas opções capazes de ampliar ou reduzir visualmente o local. 

  1. Avalie os formatos de tapete

Após analisar o espaço disponível, chegou o momento de escolher o formato de tapete que traduz a personalidade da sua sala de jantar. 

Para facilitar a sua escolha, é importante saber que as formas devem ser as mesmas da sua mesa. Isto é, se for redonda, o item também precisa seguir a mesma linha, pois essa escolha favorece a harmonização.

No entanto, os tapetes orgânicos são uma opção ousada e artística que quebra os padrões esperados de uma décor.  Eles fornecem formatos irregulares que garantem o charme e elegância que faltava para ambientes modernos e contemporâneos. 

  1. Considere o estilo de decoração no momento de escolha

Se você busca uma harmonização que seja agradável aos olhos, é necessário que o estilo de decoração já esteja pré-estabelecido. O motivo principal é que para ter um resultado agradável, os itens decorativos devem seguir a mesma proposta e objetivos. 

Afinal, embora algumas opções utilizem outros tipos de décor como inspiração, todas possuem sua particularidade. Isso significa que se o seu ambiente é moderno, o tapete também precisa ter características específicas dessa era da arte. 

  1. Escolha a cor que combine com sua decoração

Por fim, mas não menos importante, a quarta dica de como escolher tapete para sala de jantar se refere a escolha de cores. Assim como o estilo de decoração, a coloração também exerce um papel muito importante quando o assunto é aflorar sensações, uma vez que cada opção contém um significado. 

Já possui um tom específico no seu ambiente, mas não sabe qual tonalidade combina da melhor forma? O círculo cromático pode ser um forte aliado nesse processo, ao mostrar todas as combinações possíveis,  facilita a harmonização. 

Qual o tamanho ideal para um tapete de sala de jantar?

A resposta para essa pergunta é: depende. Como foi dito anteriormente, cada projeto é único e possui suas especificidades, o que significa que é fundamental considerar as dimensões da sua mesa de jantar, pois não existe um tamanho ideal que seja unânime para todos os ambientes. 

Entretanto, é importante deixar entre 50 e 70 cm de espaço sobrando de todos os lados de seu móvel, ou seja, a peça deve sempre ser maior para garantir o efeito visual de satisfação e harmonia. 

Quais são as medidas mais comuns de tapete?

Mediu a sua mesa de jantar? Agora é importante saber as medidas mais comuns de todos os formatos de tapete para entender qual é a melhor opção para a sua necessidade. 

  • Tapetes redondos: desde 1,50 até 2,50 de diâmetro; 
  • Opções retangulares: a partir de 1,50 x 1,95 até 3,00 x 4,00;
  • Modelos orgânicos: desde 1,00 x 1,50 até 2,20 x 3,20; 
  • Tapetes quadrados: geralmente medem em torno de 1,00 x 1,00, podendo alcançar até 2,00 x 2,00.

Entendemos, no entanto, que cada espaço é único e demanda soluções igualmente únicas. Por isso, além de apresentar as medidas mais comuns, enfatizamos a nossa capacidade de personalização. 

Se as dimensões listadas não se encaixam perfeitamente em seu ambiente, nós oferecemos a oportunidade de customizar o tamanho dos tapetes, garantindo que cada peça se ajuste harmoniosamente ao seu espaço. 

Essa flexibilidade permite que, independentemente do tamanho da sua sala de jantar, você possa contar com um tapete que não apenas atenda às suas necessidades estéticas e funcionais, mas também reflita sua personalidade e estilo de vida. 

Como usar tapetes em ambientes integrados?

Os ambientes integrados têm ganhado cada vez mais destaque em projetos de arquitetura, principalmente porque ele proporciona sensação de amplitude. Normalmente, esses espaços são compostos por móveis de sala para descanso, juntamente com os itens de jantar. 

Uma das vantagens desse cenário é que abre a porta das possibilidades quando o assunto é uso de tapete, visto que você não precisa se prender somente a mesa e pode utilizar a peça também na área que tenha sofás ou mesa de centro. 

Vale ressaltar que independente da escolha, o tapete deve ser sempre maior para facilitar a harmonização da sua decoração. 

9 ideias de como usar tapete na sala de jantar

Agora que você já sabe como escolher tapete para sala de jantar, apresentaremos algumas ideias de como usar essa peça para te inspirar no momento de decorar o seu ambiente. Preparada(o)? Confira todas as inspirações! 

  1. Tapetes com cores vivas para destacar ambientes minimalistas
  1. Modelos quadrados para harmonizar com mesas de 4 lugares
  1. Opção redonda em tons pastéis para acomodar mesas modernas 
  1. Paleta de tons quentes para realçar móveis de cores neutras 
  1. Tapetes em cores neutras para salas de jantar coloridas

Fonte: Pinterest — Casa Vogue

  1. Uso de dois tapetes em salas integradas 

Fonte: Pinterest — Terra

  1. Tapetes grandes para harmonizar ambientes integrados

Fonte: Pinterest — Decor Fácil 

  1. Estampas geométricas para ampliar espaços integrados

Fonte: Pinterest 

  1. Tapetes em fibra natural para ambientes minimalistas 

Fonte: Pinterest — Decor Fácil Esperamos que tenha gostado de aprender como escolher tapete para sala de jantar. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre tipos de tapete. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *