Os cômodos, assim como telas em branco, estão sempre esperando para serem preenchidos com cores, texturas e elementos capazes de contar uma história. 

Com o objetivo de elevar o nível da decoração de forma autêntica, a sobreposição de tapetes surge como uma alternativa artística que aflora sensações e produz um efeito visual harmônico para diversos ambientes. 

Quer entender melhor como o uso de peças de tapeçaria em camada pode proporcionar uma sensação única de conforto e sofisticação? Confira abaixo mais detalhes sobre essa tendência! 

O que é sobreposição de tapetes?

A sobreposição de tapetes é uma técnica que consiste em utilizar as peças de tapeçaria em camadas, ou seja, são colocadas uma em cima da outra, combinando com qualquer estilo de decoração.

Para garantir uma combinação que forneça harmonia visual, é necessário estudar e analisar os modelos, tamanhos, cores e texturas. Caso contrário, o espaço se torna poluído. No entanto, não se preocupe, pois estamos aqui para te ajudar nessa missão! 

Por que usar essa estratégia no seu ambiente?

O tapete já é um item indispensável para um espaço elegante; então, por que não aproveitar essa oportunidade para usá-lo de forma criativa?

Dessa forma, você consegue adotar um estilo único para o seu cômodo, uma vez que essa técnica quebra a monotonia e dá vida para sua décor. 

Além disso, se você tem um ambiente amplo e aberto, essa estratégia é excelente para delimitar diferentes áreas funcionais. 

Onde posso usar sobreposição de tapetes na decoração?

Uma característica importante sobre essa estratégia decorativa é sua versatilidade, o que significa que combina com todos os locais. Então, a arte das camadas pode ser utilizada desde a sala de estar até a sua cozinha ou escritório. 

Em lares com crianças, a sobreposição também é uma forte aliada em quartos infantis, uma vez que o uso das peças amortece e reduz as chances do bebê se machucar em casos de quedas. 

Como fazer a sobreposição de tapetes na decoração?

Gostou? Chegou o momento de colocar a mão na massa e entender melhor as possíveis combinações para fazer a sobreposição de tapetes perfeita. Siga a leitura abaixo! 

Mistura de formatos

Esteja preparado para realizar vários testes para entender sua preferência. Aqui, existe a possibilidade de você criar composições com tapetes no formato orgânico, redondo e retangular.

Isto é, utilize opções tradicionais como base e sobreponha com um modelo circular menor para criar camadas criativas. Outra maneira é brincar com os diferentes tipos de formas orgânicas para produzir um efeito desalinhado e autêntico. 

Materiais 

Quando o assunto é material, o campo de opções é vasto, podendo transitar desde fibras sintéticas até naturais. Logo, é possível explorar as diferentes texturas, mesclando uma peça peluda com uma de fios mais baixos. Combinações como essa proporcionam um conforto extra aos pés! 

Diferentes tamanhos

Você não precisa utilizar somente peças do mesmo tamanho para criar sua sobreposição de tapetes. Para que alguém consiga enxergar as camadas e admirar a composição, aposte no uso de modelos em diferentes tamanhos. 

Cores e estampas

Se o seu objetivo é obter um resultado que tenha harmonia, é importante escolher cores que conversem entre si. Caso não saiba quais são as melhores combinações, utilize o círculo cromático para entender sobre as tonalidades que se complementam. 

Já as estampas, o ideal é escolher opções com desenhos parecidos ou usar a peça estampada como base para sobrepor um tapete de cor lisa. 

Técnicas de sobreposição de tapetes

Agora que você já sabe mesclar os diferentes tipos de tapetes, mostraremos as formas em que podem ser posicionados em seu ambiente. 

Moldura

Como o próprio nome diz, essa sobreposição de tapetes é quando você coloca um modelo maior no fundo, e o sobrepõe com uma peça menor em cima, deixando uma borda similar a uma moldura de foto. 

Patchwork

Patchwork é a técnica que utiliza peças com diferentes estampas, resultando em um efeito de retalho na decoração. 

Alinhados

O termo “alinhados” se refere ao uso de tapetes na estrutura de um caminho, podendo envolver peças do mesmo tamanho ou formato, assim como modelos diferentes entre si. 

Desalinhados 

Perfeito para quem ama um ambiente mais despojado, a técnica desalinhados consiste em sobrepor os tapetes naturalmente, sem seguir regras de centralização ou padrões. 

11 ideias de sobreposição para você se inspirar! 

Pensando em facilitar sua visualização sobre essa tendência, separamos algumas inspirações para você usar quando estiver criando suas próprias sobreposições de tapetes! 

1. Tapete em formato orgânico harmonizando com modelo tradicional 

2. Sobreposição com cores neutras para ambientes minimalistas 

Fonte: Pinterest

3. Peça estampada de fundo com sobreposição de um modelo neutro

Fonte: Pinterest — Casa Prosa Décor 

4. Diferentes materiais para espaços neutros 

Fonte: Pinterest — Casa Prosa Décor 

5. Sobreposição neutra para ampliar o ambiente 

Fonte: Pinterest — Líder Interiores 

6. Tapetes na mesma tonalidade para trazer sofisticação 

Fonte: Pinterest — Jeito de Casa

7. Cores vibrantes para espaços contemporâneos

Fonte: Pinterest 

8. Sobreposição em quarto infantil 

Fonte: Pinterest 

9. Composição usando a técnica de moldura 

Fonte: Pinterest

10. Mescla do formato orgânico com retangular 

Fonte: Pinterest — The Design Dash

11. Cores neutras harmonizando com uma peça em tonalidade fria 

Fonte: Pinterest — SHINAGAWA ARQUITETURAEsperamos que tenha gostado de conhecer a técnica de sobreposição de tapetes. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre como combinar tapete com sofá. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *