A sala de estar é o cômodo responsável por recepcionar amigos e familiares em uma residência. Portanto, é de extrema importância que o ambiente expresse visualmente a sensação de acolhimento e bem-estar. 

Esses sentimentos podem ser aflorados a partir de uma peça-chave, o tapete. Apesar disso, a escolha desse item pode ser um momento difícil, pois muitas pessoas não sabem quais pontos avaliar na hora de comprá-lo. 

Pensando nisso, apresentaremos 5 dicas práticas para você seguir e aprender como escolher tapete para sala conforme o tamanho, material, formato, cor e manutenção do seu cômodo. Vamos lá? Siga a leitura! 

  1. Tamanho 

A primeira dica para saber como escolher tapete para sala é desmistificando a crença que esse item decorativo deve obrigatoriamente ser maior do que o sofá. Ele deve ser proporcional, porém não necessariamente maior. 

Por exemplo, se o seu ambiente for pequeno, nada impede de escolher opções menores para acompanhar o seu assento único ou sofá com dimensões menores, ou até mesmo de optar por modelos de centro que não abracem completamente os móveis. 

Entretanto, é importante saber as medições de seus móveis previamente para analisar a proporção correta para harmonizar sua sala. Por essa razão, o ideal é que ele tenha 20 cm a mais nas bordas para acolher a área de conversão, estando rente a eletrônicos como a TV. 

  1. Material

Outro ponto fundamental é analisar o material, pois os tapetes podem ser produzidos em diversas fibras, como, por exemplo, sintético, natural ou misto. No entanto, a escolha perfeita para pessoas alérgicas são os confeccionados em fibras sintéticas 100% nylon hipoalérgicos. 

Além da vantagem de não impulsionar suas alergias e impedir o desenvolvimento de fungos e ácaros na peça, eles não soltam pelos e são extremamente macios ao toque, sendo perfeitos para o seu momento de lazer. 

  1. Cor 

As cores são responsáveis por ditar a personalidade do ambiente, sendo uma etapa essencial quando o assunto é como escolher o tapete para sala de estar. 

Sabemos que cada tonalidade tem um significado psicológico por trás, o que significa que é importante conhecer a paleta de cores e saber os sentimentos que você quer transmitir ao transitar por esse cômodo. 

Caso seu local seja pequeno, sempre opte por cores neutras ou claras, pois elas produzem um efeito visual de amplitude. 

Os tons mais escuros reproduzem um ar de elegância, visto que são fáceis de se destacar e trazer protagonismo para a sala. 

Afinal, como faço para combinar a coloração desse produto com os outros móveis? Simples, por meio do uso do círculo cromático. Lá, é possível observar as combinações perfeitas de acordo com cada coloração, sendo um elemento fundamental para saber como usar o tapete na sala. 

  1. Formato

Agora que você já sabe o tamanho e o material para compor e harmonizar o seu ambiente de conforto, chegou a hora de navegar pelo mundo dos formatos. Para facilitar essa etapa, é essencial saber qual o  estilo desejado para esse cômodo. 

Por que dizemos isso? Pois cada corte do tapete expressa um sentimento específico, trazendo uma personalidade que dialoga bem com os móveis e itens decorativos do local. 

Para pessoas que gostam de exalar elegância e sofisticação, os formatos retangulares representam o tradicional, porém de uma forma original dependendo da estampa escolhida. 

Já para os que não têm medo de se arriscar e querem fugir da expectativa tradicionalista imposta em decorações, os orgânicos são perfeitos para compor a modernidade e a vivacidade do lugar. 

Outra alternativa para os amantes da criatividade são os redondos, uma vez que traduzem bem a ciclicidade presente na arte, tornando-se peças atemporais e excelentes para locais pequenos. 

  1. Manutenção 

Diferente do que muitos pensam, os tapetes não possuem difícil manutenção. Todas as coleções do pessoal da Moriah, por exemplo, são fabricadas pensando em entregar um produto personalizado de qualidade que possui fácil limpeza, auxilia na economia de água, proporcionando conforto, praticidade e segurança para o ambiente. Esperamos que você tenha gostado de aprender como escolher tapete para sala com nossas dicas práticas e até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *