A tapeçaria existe há anos, o que significa que já foi usado para diversas finalidades, como, por exemplo, mantas e cobertura de pisos de terra batida para controlar o acúmulo de pó. Assim como qualquer invenção, essa peça sofreu modificações e se tornou o item decorativo que conhecemos hoje. 

Antes de finalizar a decoração de um ambiente, é importante saber as funções e os modelos existentes dessa arte para facilitar a hora de identificar a melhor opção para o seu espaço. 

Por essa razão, criamos um conteúdo para você conhecer os tipos de tapete e os formatos que podem ajudar a valorizar ainda mais o seu espaço. Pegue seu papel e caneta e se prepare. Vamos lá? 

7 tipos de tapete para você conhecer

Quando estamos no processo de saber como usar tapete na sala ou qualquer outro cômodo, é comum ficarmos perdidos entre as inúmeras opções de material, certo? Hoje vamos te ajudar apresentando os principais tipos de tapete  usados em projetos de décor. 

  1. Tapete felpudo 

Para todos que buscam maciez e sensação de aconchego, os modelos felpudos são perfeitos. Além de serem ótimos pelo toque macio, eles também ajudam nos dias frios, pois proporcionam aquela sensação quente aos pés.

Eles podem ser encontrados desde fios finos até grossos e em várias cores, facilitando a hora de escolher uma opção para combinar com a personalidade do seu espaço. 

  1. Tapete de fibras naturais

Se você busca uma via de itens decorativos sustentáveis que aproximam sua conexão com a natureza, os tapetes de fibras naturais são a escolha perfeita. Devido ao seu estilo rústico, ele não apresenta a mesma maciez, porém é excelente para compor ambientes de lazer. 

  1. Tapete em fibra sintética de nylon

Muitos acreditam que a manutenção de uma tapeçaria é complicada, no entanto, os modelos fabricados em fibra sintética estão aqui para te mostrar que isso não é verdade. 

Os modelos em nylon são um tipo de tapete de material premium, sendo fáceis e práticos de limpar, auxiliando na economia de água.  Logo, são perfeitos para compor qualquer ambiente. 

Ele também explora o maior número de tamanhos e designs, podendo ser encontrado em formatos desde tradicionais, como as retangulares e redondas, até os orgânicos que trabalham cortes artísticos. 

A fibra sintética é ideal para todos os espaços, proporcionando conforto e toque macio. Além disso, se você tem algum tipo de alergia, não precisa se preocupar, visto que são 100% hipoalergênicos e não favorecem o desenvolvimento de fungos e ácaros. 

  1. Tapete persa

Quando falamos sobre itens atemporais e clássicos, os modelos persas estão no primeiro lugar da lista. Utilizando arte de tecelagem oriental e feitos a mão, esse tapete fornece sofisticação e harmoniza muito bem com qualquer tipo de décor. 

Sua versatilidade é graças aos designs ricos em detalhes, podendo ser adquiridos tanto em cores quentes quanto frias. 

  1. Tapete de lã

Fabricado com matéria-prima natural, os modelos em lã são ideais para ambientes de descanso, como a sala de estar ou o quarto. Eles são extremamente macios e por incrível que pareça são indicados para pessoas alérgicas. 

Eles melhoram o ar dos espaços e captam as impurezas em suas fibras, tornando-se excelente para quem tem criança e até mesmo pets. 

  1. Tapete Aubusson

Outra opção clássica é o modelo Aubusson. Sua origem é francesa e eram utilizados nos ambientes reais, como o Louvre e o Palácio de Versailles. 

Esse tipo de tapete é fino, não tem pelo e aposta em designs que envolvem elementos florais e geométricos, sendo perfeitos para ambientes que demandam personalidade e sofisticação. 

  1. Tapete de couro

Responsável por um protagonismo memorável em decorações, os tapetes de couro são uma opção clássica que possuem alta durabilidade e são fáceis de limpar. 

Geralmente, eles são fabricados tanto em formatos irregulares quanto regulares, garantindo personalidade e versatilidade na hora de harmonizar o item decorativo com estilos décor variados. 

3 formatos de tapetes para você apostar

Agora que você já conhece os principais tipos de tapete, apresentaremos os formatos que podem ser encontrados na hora de projetar os seus ambientes. 

  1. Retangular

Querido por vários designers de interiores, os modelos retangulares são clássicos, melhoram a acústica do lugar e muito versáteis, pois combinam com todos os estilos de decoração. 

Frequentemente usados em salas de estar e de jantar, eles podem ser posicionados no centro dos espaços, levando em consideração as dimensões dos artefatos que estarão ao redor ou em cima. Vale ressaltar também que é importante analisar a paleta de cores para ter uma harmonização mais assertiva. 

  1. Redondo

Para quem busca conforto para seu lazer, o formato redondo é a melhor opção, visto que podem ser posicionados perto de assentos únicos e proporcionam o bem-estar necessário para momentos de descanso. 

Dependendo do material utilizado para sua fabricação, eles fornecem um toque macio, o que significa que ele pode ser usado em salas, quartos e até sala de jantar. 

  1. Orgânico 

Fugindo do que se espera do formato de um tapete, o orgânico é uma surpresa boa que traz protagonismo para o ambiente independente do material ou estampa escolhida. 

Com um mix de formas que navegam entre o geométrico e o irregular, eles são ideais para qualquer cômodo. A única atenção que deve ser tomada é em relação às suas cores, pois é importante que harmonize bem com a décor escolhida. 

Sabendo da importância em saber escolher o tapete perfeito para harmonizar com seu ambiente, vale ressaltar que cada projeto é único e demandam um toque e atenção especial. 

Por isso, a personalização é uma ótima maneira de alcançar essa meta, uma vez que os tapetes são confeccionados exclusivamente para atender as exigências do seu espaço, trazendo a personalidade desejada de forma elegante e sofisticada. Esperamos que tenha gostado de conhecer os principais tipos de tapete e seus formatos. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *