Por muito tempo, peças de tapeçaria quadradas e retangulares predominaram na maioria dos estilos de decorações em residências, tendo em vista que são mais fáceis de posicioná-las de forma harmônica. 

No entanto, diversos projetos abrem as portas para ousar em itens decorativos, visando trazer personalidade para o espaço. 

Dito isso, a forma circular é um forte aliado, porém a dúvida de como escolher a opção perfeita e onde usar tapete redondo pode surgir. Estamos aqui para te ajudar. Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto! 

Como escolher o tapete redondo para seu ambiente?

Sabendo que a tapeçaria exerce um papel importantíssimo na decoração, uma vez que melhora a acústica do ambiente e também proporciona conforto, é importante saber o passo a passo para aprender a escolher antes mesmo de entender onde usar o tapete redondo. Preparado(a)? Vamos lá! 

Estude o tamanho de seus móveis

Independente do tipo de tapete, o primeiro passo é analisar o tamanho dos móveis do seu ambiente. Quer saber por quê? 

Bem, quando estamos planejando a décor de um ambiente, devemos considerar tudo que será implementado, visto que uma peça mal posicionada ou com tamanho desproporcional pode afetar a harmonização.  

Se o objetivo é ter um local esteticamente agradável, é importante medir o sofá, a poltrona, a cama ou a mesa que estará em cima da tapeçaria. O ideal é sempre escolher uma opção que seja maior do que os móveis citados acima!

Escolha cores que harmonizem com sua decoração

Após medir todos os móveis e estabelecer a personalidade que você quer para o ambiente, chegamos na etapa que envolve a paleta de cores. O seu foco deve estar em escolher tonalidades que combinem estéticamente com a sua decoração. 

Portanto, caso tenha um espaço que já trabalhe com tons ousados e quentes, opte por tapetes com colorações neutras. Entretanto, para locais minimalistas, não tenha medo de ousar e aposte em alternativas coloridas. 

Está com dúvidas de quais cores mesclam melhor entre si? Não se preocupe, é possível usar o círculo cromático para auxiliar nas combinações.  

Combine o tapete redondo com móveis de todos os formatos

Contrário ao que muitos pensam, você não precisa necessariamente utilizar tapeçarias circulares somente se tiver algum móvel do mesmo formato. 

Apesar de ser a maneira mais fácil de harmonizar um ambiente, quando aprendemos onde usar tapete redondo podemos observar que, na verdade, é possível combinar com outras formas, como, por exemplo, mesas quadradas ou sofás retangulares. Quer ver exemplos dessa harmonização? Fique até o final para conferir as opções de como usar! 

Onde usar tapete redondo?

A resposta para essa pergunta é: em todos os lugares. Assim como as opções retangulares e quadradas, os tapetes redondos também podem compor qualquer ambiente, inclusive, clínicas e prédios empresariais. 

Por essa razão, separamos os 3 locais mais comuns em que essa peça pode ser encontrada, porém, tenha em mente que nada impede de serem usados em outros espaços. 

Quarto

Geralmente, o quarto é composto por objetos e móveis quadrados ou retangulares, certo? O caminho mais fácil seria optar por itens que sigam o mesmo formato, porém, ao fazer isso perdemos um pouco da personalidade do espaço. 

Por isso, o tapete redondo é uma excelente aposta, uma vez que pode ser usado rente a cama, embaixo de uma poltrona ou até mesmo no centro do ambiente.  

Sala de estar

A sala de estar é outra opção de onde usar tapete redondo. Esse é o espaço mais comum de encontrarmos esse item decorativo, visto que ao projetarmos um ambiente de descanso e relaxamento, focamos sempre em encontrar formas de garantir que as pessoas se sintam confortáveis. 

Aqui, é possível posicionar a peça rente ao sofá, embaixo da mesa de centro ou poltrona, assim como na frente de alguma mobília específica. 

Sala de jantar

Além do quarto e da sala de estar, esse é o terceiro espaço que as pessoas mais frequentam quando estão em casa. Para muitos, alimentar quem se ama, é o maior ato de amor que existe, por isso, é importante sempre projetar esse local da forma mais aconchegante possível. 

Afinal, qual melhor maneira de alcançar esse objetivo se não por meio da tapeçaria, né? Você pode posicionar o item embaixo da mesa, independente se for quadrada ou redonda, para garantir o conforto e maciez para os pés durante suas refeições em família ou com amigos. 

Como usar tapete redondo? 11 ideias para se inspirar! 

Agora que você já sabe como escolher a opção perfeita para o seu ambiente e onde usar o tapete redondo, apresentaremos 11 ideias de como usar para te inspirar na próxima vez que for decorar qualquer espaço. 

1. Tapete redondo para harmonizar com sofás retangulares

2. Peças que garantem protagonismo para quartos modernos

3. Tapetes coloridos para trazer ousadia aos  ambientes de relaxamento

4. Opções estampadas que proporcionam conforto para sala de espera de clínicas

5. Peças maiores que o sofá para ampliar o espaço

6. Tapetes redondos coloridos que garantem conforto para tempos de qualidade

7. Opções de cores únicas para mesclar com decorações escandinavas e minimalistas

8. Tapetes em tons que combinam com as cores complementares da decoração

9. Tapeçaria personalizada que trazem diversão para os ambientes infantis

10. Tapetes em tons pastéis para mesas redondas de sala de jantar

11. Opções redondas em cores quentes que trazem charme para sua décor

Esperamos que tenha gostado de aprender onde usar tapete redondo. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre a cor do ano 2024. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *