Aprenda como lavar tapete em casa e tirar manchas comuns

A limpeza de tapetes é essencial para aumentar sua durabilidade e aprimorar o conforto de um ambiente. Além disso, algumas peças acumulam poeira e sujeira, o que favorece as crises alérgicas e o surgimento de fungos. 

Embora existam modelos no mercado que são 100% hipoalergênicos, a manutenção é necessária também para manter a qualidade dos fios. Pensando em te ajudar, preparamos um passo a passo completo para você aprender como lavar o tapete em casa e tirar manchas comuns dos modelos em nylon. Vamos lá?

Posso lavar todos os tapetes da mesma maneira?

Não, pois cada material exige cuidados específicos e produtos diferentes. Por exemplo, nós da Moriah fabricamos nossas peças em nylon, o que torna nossas peças hipoalergênicas, com fácil manutenção e melhor durabilidade. 

Enquanto isso, tapetes de fibras naturais demandam uma limpeza com maior frequência, reforçando a ideia de que manter esse item limpo é algo trabalhoso. 

Devido às diferentes especificações de cada um, é importante sempre seguir as orientações de cada fabricante para não correr o risco de danificá-los. 

Sabendo disso, nosso passo a passo completo será focado nas opções fabricadas em nylon, uma alternativa que promove a economia nas lavagens e não contribui para o desenvolvimento de fungos e ácaros.

Como lavar o tapete? 4 passos práticos!

Muitas pessoas quando estão aprendendo como escolher tapete se preocupam em relação à manutenção da peça, ao acreditarem que a limpeza é complicada. No entanto, isso é um mito, principalmente para modelos em nylon. Esse momento pode ser simples e fácil, veja como a seguir!

1. Faça uma solução de limpeza

O primeiro passo para aprender como lavar o tapete é criar uma solução caseira de limpeza para iniciar o processo. Tudo o que você precisa são dos seguintes ingredientes: 

  • 1 colher de detergente neutro; 
  • 1 colher de vinagre branco; 
  • 1 litro de água morna. 
2. Passe aspirador de pó

Em alguns tipos de tapete, como, por exemplo, os de fibras naturais, é importante passar o aspirador de pó e limpar com maior frequência. Enquanto para fabricados em nylon, é necessário realizar esse passo uma vez por semana para evitar o acúmulo de poeira. 

Entretanto, caso não realize este passo com a frequência citada, realize a aspiração antes de aplicar a solução de limpeza. Esse equipamento é capaz de retirar todo o pó que fica preso entre as fibras, facilitando o processo de remoção da sujeira realizado com o pano umedecido.

3. Use um pano umedecido

Após usar o aspirador de pó, pegue um pano e molhe na solução de limpeza feita previamente. Não é necessário deixar encharcado, o objetivo é somente umedecer. 

Passe uma vez por toda a superfície da peça e limpe os resíduos deixados pelos ingredientes presentes na mistura com o auxílio de outro pano umedecido com água.  

4. Finalize com um pano seco

O último passo de como lavar o tapete é utilizando um pano seco. Provavelmente a peça estará umedecida após o uso da solução de limpeza, portanto, para finalizar a secagem, passe o item por toda a superfície e espere uns minutos. 

Como tirar manchas comuns do meu tapete?

Derramou algum produto em seu tapete e está com medo de manchar? Não se preocupe, pois existem formas de prevenir que manchas surjam em sua peça. 

Abaixo citaremos os casos mais comuns, porém caso seja qualquer líquido, é fundamental remover o excesso com o auxílio de um papel ou pano absorvente sem esfregar para não danificar o modelo. Em situações envolvendo sólidos, o ideal é retirar com uma colher ou espátula. 

1.Vinhos, frutas e refrigerantes 

Para situações que envolvam vinhos, frutas ou refrigerantes, prepare uma solução de água com sabonete de glicerina, aplique a mistura em um pano para umedecê-lo e passe pela superfície suja. Finalize com um pano seco ou papel absorvente. 

2.Café

Sujou sua peça com café? Respira, tem solução. Para aprender como lavar tapetes manchados com pó escuro, inicie a limpeza aplicando gelo na região manchada. 

Logo após, umedeça um pano na solução com detergente neutro e passe pelo local afetado. Enxugue o excesso com o auxílio de um pano seco ou papel absorvente. 

3.Leite

Assim como o processo realizado em manchas de vinho, o de leite também precisa de sabonete de glicerina e água.

Com um pano umedecido na solução preparada previamente, passe pela região manchada e enxugue com um pano seco ou papel absorvente. Caso mesmo com todo esse processo não resolva o problema, repita todos os passos mais uma vez. 

4.Balas, doces e chocolates

Essa é a situação mais comum de sujeira, principalmente com crianças em casa. Para esses casos, umedeça o pano em uma solução de água com sabonete de glicerina, passe pela região suja e seque utilizando um pano seco ou papel absorvente. 

Por que é importante limpar o tapete?

Os tapetes são itens que estão em contato com o chão e áreas planas da residência, o que significa que as pessoas e animais de estimação estão constantemente pisando e caminhando em cima, resultando no acúmulo de sujeira entre as fibras. 

Essa poeira e pelos dos pets podem prejudicar a vida útil do modelo e também danificá-lo. Isso não é o que queremos, certo? Portanto, aprender como lavar o tapete em casa da maneira correta é importante para garantir que ele acompanhará sua decoração por muito tempo. 

Vale ressaltar que caso ele esteja sujo ao extremo ou apresente manchas críticas, o ideal é contratar uma empresa especializada para realizar a limpeza profunda, evitando possíveis danos que podem ser causados à peça caso tente realizar por conta própria. Esperamos que tenha gostado de aprender como lavar o tapete de nylon. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre estilos de decoração. Até a próxima!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *